Paracatu, 19 de março de 2024

A VOZ DO PASTOR

Carta de Dom Jorge Alves Bezerra SSS. na Abertura do Sínodo 2021-2023 – Fase Diocesana

Sínodo significa “caminhar juntos, caminhar com…” É uma reunião de bispos presidida pelo Papa.

O sínodo é temático e visa promover o encontro, a escuta e a reflexão; sem dúvida, o diálogo da instituição eclesial com o povo, via bispos, visa aperfeiçoar e atualizar a vida pastoral com o intuito de melhor servir.

De acordo com São Paulo VI, o objetivo do Sínodo é auxiliar o Papa na sua solicitude pela Igreja.

As conclusões de um sínodo servem para o Papa governar, guiar os fiéis, confirmá-los na fé e orientá-los no caminho da vida cristã.

O tema do 16º Sínodo da Igreja é: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

De acordo com o Papa Francisco, o sínodo é expressão viva do ser Igreja. Escutar o Espírito e os irmãos. Uma verdadeira experiência de oração e de abertura ao Espírito Santo.

A Igreja sinodal é chamada à unidade, à comunhão, à fraternidade… uma Igreja construtora de comunhão, com participação de todos os batizados na missão comum.

O Papa previne para os perigos que rondam o sínodo: o formalismo, o intelectualismo e o imobilismo (Ter a coragem de mudar o que precisa ser mudado).O sínodo retratará a vida como ela é. Não deverá ser uma tese teológico-pastoral, mas um retrato da vida!

E, sem declinar dos seus princípios, a Igreja será mais presente, próxima e dedicada ao cuidado das fragilidades e pobrezas do nosso tempo, ocupando-se da cura dos corações feridos com o bálsamo da misericórdia de Deus.

O Papa marca uma posição firme e decidida a respeito da escuta do Espírito: na adoração e na oração.

Mas o Papa quer que escutemos os irmãos: suas esperanças, crises, seus apelos de renovação da vida pastoral.

Quer também que estreitemos maiores laços de amizade com a sociedade e o mundo, sempre na perspectiva de anunciar o Evangelho às pessoas, esse tesouro de vida e de amor.

Material para facilitar a inserção no espírito do sínodo

• Vademecum
• Interagir e responder ao questionário, acessar: https:/conocimientocompartido.org
• Documento Preparatório
• Acesse: cnbb.org.br/sinodo2023/

Outras informações

Sobre as etapas e prazos do Sínodo, p.ex., dirigir-se à Equipe Diocesana do Sínodo, liderada pelo Padre Wesley Pereira MachadoParóquia São João Bosco – Dom Bosco-MG – Diocese de Paracatu – MG.

Você Sabe o que é um Sínodo ?

Baixe o Nosso Conteúdo e Saiba Mais !

Carta de Dom Jorge Alves Bezerra, SSS dirigida ao Clero na abertura do SÍNODO 2021-2023

Documento Preparatório

Vade-Mécum

Live de Formação e Orientações sobre o SÍNODO 2021-2023

Assistir

Sugestões de Encontro para Escuta Sinodal

1º Encontro

2º Encontro

3º Encontro

Adoração Eucarística – SÍNODO 2021-2023

Questionário SÍNODO dos Bispos

Questionário SÍNODO 2021-2023

Faça o seu Pedido de Oração

Deixe o seu pedido de oração e nós intercederemos por você!

Fazer Pedido

Acesse Nossas Redes Sociais