Calendario de Atividades

18 dez 2017 14:272018

Calendario de AtividadesVI ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL

POR UMA IGREJA ACOLHEDORA E MISSIONÁRIA

URGÊNCIAS PASTORAIS ASSUMIDAS PELA DIOCESE DE PARACATU PARA O QUADRIÊNIO 2016-2020
Tendo em vista a realidade de nossa Diocese, mediante o que nos pede Jesus Cristo, o Santo padre o Papa Francisco e a CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ), foram sugeridas Três urgências para nossa ação evangelizadora.
1. Descentralização paroquial valorizando a vocação laical tendo em vista a formação e orientação do CPP – conselho de pastoral paroquial, COPAE – conselho pastoral para assuntos econômicos e CPC – conselho de pastoral comunitário e a criação dos círculos bíblicos;
Nas pequenas comunidades se descobrem os dons de cada um. Na comunidade é que as pessoas devem ser acolhidas (entender a pastoral como o exercício da maternidade de Deus). A comunidade conscientizada no espírito da acolhida e da missão, ela mesma será a prática da acolhida e da missão.

2. Ação conjunta entre catequese e liturgia. Uma reflexão sobre a Iniciação à vida cristã;
Formação e celebração. Dentro da perspectiva do acolhimento e da missão, estes são dois pontos indispensáveis. Formação para todas as etapas e celebração em todas as etapas da vida.

3. Estruturação da pastoral familiar integrada ao serviço social da igreja.
É impensável um trabalho pastoral que despreze a família e a caridade. A partir das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) e da 6ª Assembleia diocesana de Pastoral, ficou expresso o desejo de se trabalhar a família em todos os seus aspectos: pré-matrimonial, matrimonial, pós-matrimonial e casos especiais fortalecendo uma pastoral em conjunto.

Todos os movimentos, grupos, serviços, pastorais, Paróquias, Comunidades devem elaborar seu planejamento a partir deste viés: Acolhida e missão. O tema proposto é para todos e não apenas para um ou outro assumir, desenvolver e aplicar.
A partir destas urgências, estão sendo pensados os trabalhos pastorais em nossa Diocese.
Esta programação para o ano de 2018 foi elaborada com o objetivo de viabilizar momentos para oração, reflexão, estudo, partilha que possam nos ajudar a alcançar o nosso objetivo: trabalhar as três urgências pastorais assumidas pela Diocese de Paracatu afim de que sejamos uma Igreja acolhedora e missionária.
Desejo a todos um feliz e abençoado ano.
Deus seja Louvado!

Pe. Rodrigo S. Silva