OS ARQUIVOS PAROQUIAIS E A INFORMATIZAÇÃO

16 abr 2014 11:33Direito Canônico

Cada paróquia precisa, de acordo com as prescrições do cânon 535, manter em seus arquivos os livros de registro de Batismo (registro dos batizados realizados no território paroquial, onde se anota nas margens o casamento do batizado), Matrimônio (registro dos casamentos realizados na paróquia), Tombo (registro histórico das principais atividades paroquiais feito pelo pároco) e Caixa (registro das entradas e saídas do movimento financeiro da paróquia).
De modo geral, estes livros manuscritos possuem vida útil satisfatória, mas fatores como o acondicionamento em arquivos inadequados, o difícil entendimento caligráfico de textos antigos, acidentes de diversas naturezas em secretarias paroquiais e cúrias e o ataque de pragas naturais colocam em risco a preservação deste valioso patrimônio histórico e canônico da Igreja.
Para salvaguardar o conteúdo e ter fácil acesso a estas informações é a digitalização destes livros. A Diocese de Paracatu adotou desde o ultimo ano o Sistema de Gestão Canônico Pastoral da Theos (SGCP). Com isso estamos aos poucos informatizando os arquivos paroquiais e os interligando com a cúria diocesana.
A informatização agilizará muito a consulta dos dados e a emissão das certidões requeridas pelos fiéis. Porém, como o ambiente informático e virtual não é totalmente seguro, a Igreja não dispensa o registro nos livros paroquiais. Portanto, as secretarias paroquiais precisam fazer dois registros: continuar registrando, por escrito, os dados nos respectivos livros paroquiais (depois cada registro será conferido pelo Pároco e devidamente assinado) e o registro no programa SGCP.
Temos esperança que em breve todas as paróquias da Diocese estejam integradas com a cúria Diocesana através deste registro digital de seus livros e outros dados.

Pe. Antônio Eduardo
Vigário Judicial,