Grupo de Oração: Espaço Caloroso de oração

4 set 2014 10:36RCC

Grupo de Oração: Espaço Caloroso de oraçãoPaz e Graça a todos (as)!

No Documento de Aparecida, os Bispos da América Latina e do Caribe vai dizer: “... é imperioso assegurar calorosos espaços de oração comunitária que alimentem o fogo de um ardor incontido e tornem possível um atraente testemunho de unidade...” (Cf. Doc. Aparecida nº 362).

O Grupo de Oração, célula principal da Renovação Carismática Católica, é este espaço caloroso de oração comunitária. Nele as pessoas podem experimentar as graças abundantes de pentecostes e viver uma vida no Espírito reconhecendo Jesus como seu único Senhor e Salvador, amando Maria e a igreja, perdoando as pessoas, encontrando ou reencontrando o sentido de suas vidas. Nele as pessoas aprendem a louvar a Deus, são convidadas ao engajamento pastoral, dão testemunho de uma vida renovada e aprendem a viver em comunidade.

Hoje existem em funcionamento, na diocese de Paracatu, aproximadamente 75 Grupos de oração (Grupos Oração Jovem, Grupo de Oração para Crianças, Grupos de Oração Universitários (GOU) e Grupos de Oração para Adultos), espalhados em quase todas as cidades de nossa diocese em todos os dias da semana.

O objetivo principal de todo grupo de oração da Renovação Carismática Católica, como parcela da igreja, é levar as pessoas a viver uma vida no Espírito. É ofertar a vida plena contida em Jesus (Cf. Doc. Aparecida nº 361).Nele as pessoas se reúnem esperando novo pentecostes para que livres do cansaço, da desilusão, da acomodação ao ambiente, sejam renovadas na alegria e na esperança (Cf. Doc. Aparecida nº 362). É sabido, como diz o Papa Paulo VI, que a “maior necessidade da igreja para este tempo é do Espírito Santo. É de fogo no coração, palavras nos lábios e profecia no olhar”. A igreja vai dizer o Papa, “vive um Perene Pentecostes. Afinal de contas o Espírito não foi derramado em Pentecostes. Ele começou a ser derramado em Pentecostes” (Cf. Audiência Papa Paulo VI. 1975).

O desejo é que cada Grupo de Oração da diocese de Paracatu, em obediência ao Bispo e aos Padres, cumpra seu papel na igreja e seja rosto e memória de Pentecostes e que ajude nossa igreja a “difundir a cultura de Pentecostes, a única capaz de instalar a civilização do amor”(L Osservatore Romano de 5 de Junho de 2004, Ed. Portuguesa).
Papa São João Paulo II, Rogai por nós.

Talles Vinícius de Oliveira Pinto –
Presidente Conselho Diocesano da RCC-