Bíblia Sagrada

20 set 2014 15:28

Bíblia sagrada é o livro da comunidade de Jesus, ou seja: do Povo de Israel, do qual descende o FILHO de Deus; é também o livro da comunidade que surgiu a partir de Jesus e da nossa comunidade hoje, que pretende ser fiel ao que o mestre ensinou e viveu. A leitura diária da Bíblia tem seu lugar assegurado na liturgia comunidade eclesial. É necessário compreender a bíblia no mesmo espírito em que foi escrita, mas para isso é preciso seguir os ensinamentos do Magistério autêntico da Igreja, notadamente a Constituição Dogmática “Dei Verbum” sobre a Revelação Divina. A interpretação dos textos sagrados deve levar em consideração a comunidade de fé, que na palavra e na vida dá continuidade à obra de Jesus. A Bíblia é para ser lida individualmente, em família, nas comunidades eclesiais, na Liturgia Eucarística. A Bíblia é a companheira dos fiéis que peregrinam da terra para o céu. A observância da mensagem bíblica, especialmente do Novo Testamento, mantém viva a herança de Jesus na prática do amor fraterno e na experiência de Deus como Pai. A mensagem que ressoa na celebração é para ser posta em prática na vida. Por isso, é necessário que a leitura da Bíblia seja feita por todos os membros da comunidade eclesial, desde os mais humildes até aqueles que tiveram formação especial. O centro da leitura bíblica é a celebração litúrgica da Santíssima Eucaristia, ampliada na catequese e na reflexão comunitária. A Bíblia não é para ser entendida “ao pé da letra”, nem tampouco para ser decorada e repetida como gravação defeituosa que incomoda e não produz o efeito próprio da Palavra de Deus. Quem ler a Bíblia deve perceber o sentido do conjunto e o ponto central dos textos abordados. A Bíblia é proposta de conversão para formar o coração e a conduta do homem novo. Ajudou-me nesta reflexão o primeiro número da Introdução Geral da Bíblia Sagrada, CNBB, edição 2001. Peçamos a intercessão de São Jerônimo junto a Deus, para crescermos na obediência da fé e no amor à Sagrada Escritura, para praticá-la em nossas palavras e ações. Moldai-nos, ó Deus, segundo a tua Palavra. Assim seja!

Dom Jorge Alves Bezerra, SSS
Bispo Diocesano de Paracatu - MG

© 2011 - Mitra Diocesana de Paracatu. Todos Direitos Reservados.

Desenvolvido por MNDTI


Acessos: 1.462.493