ROSÁRIO, MISSÕES E ELEIÇÕES

8 out 2014 10:03

Outubro é conhecido como o mês do rosário e das missões. Mas este ano, excepcionalmente, outubro é também o mês das Eleições Gerais no Brasil. Vamos eleger, em dois turnos (05 e 26/10), os candidatos (as) aos seguintes cargos públicos: Presidente da República e Vice, Governador e Vice, Senador, Deputados Federais e Estaduais. Convoco toda a Diocese de Paracatu para o exercício livre e responsável da cidadania. Voto é coisa séria, não deve ser objeto de barganha, mas instrumento para reeleger e confirmar os bons políticos nos seus cargos e também para punir os maus políticos, afastando-os do exercício do poder. Vote bem, não venda o seu voto para ninguém! Deus nos dê sabedoria e discernimento para fazermos as escolhas necessárias para alavancar o progresso e garantir o bem comum do povo brasileiro. A alternância de poder nas esferas executiva e legislativa do país é saudável e fortalece a democracia. Rezemos o santo rosário nas intenções da Campanha Missionária de 2014, cujo tema se insere na campanha da fraternidade deste ano e se intitula: “missão para libertar”. Todo cristão é chamado a ser discípulo de Jesus Cristo e missionário do seu reino. Entre nós, onde Deus ainda não reina? Precisamente onde existe tráfico humano, exploração do trabalho, exploração sexual, extração de órgãos para obter lucro, tráfico de crianças e adolescentes para adoção e toda forma de pecado que agride e avilta a dignidade humana. A superação deste quadro de desumanidade passa pela eleição de bons políticos, comprometidos com a vida e o bem-estar das pessoas. Por que rezar pelas missões? Para que o Senhor sustente a fé, a esperança e a caridade dos missionários; depois, para que nos livre dos males presentes; e, finalmente, para que envie operários à sua messe. O Reino necessita de discípulos orantes e de apóstolos corajosos, que dão testemunho da fé e cooperam efetivamente com a obra da redenção humana. Junte-se a nós e venha trabalhar com alegria pela causa do reino. Seja solidário e contribua generosamente com a coleta em favor do dia mundial das missões; sua oferta será bem administrada pelo fundo nacional de solidariedade e socorrerá inúmeros irmãos (ãs) que sofrem as conseqüências do pecado e que dependem da sua colaboração. O primeiro passo é pedir a ajuda de Deus para realizar esse projeto de recuperação humana e espiritual; depois, convidar e formar pessoas para atuar como agentes de pastoral no campo da missão paroquial e na Diocese como um todo; enfim, como pede o Papa Francisco, ir ao encontro dos irmãos necessitados e servi-los com amor. A oração do santo rosário abrasa a fé do cristão e gera força espiritual para trabalhar pela recuperação dos irmãos (ãs) carentes. Assim, a beleza do Reino aparecerá e encantará as pessoas com o ideal de Jesus. Caros diocesanos, a Igreja é essencialmente missionária, ela existe para testemunhar a fé com as obras. É preciso glorificar a Deus, promover a vida e a dignidade das pessoas. Unam-se ao mutirão da “missão para libertar” e colaborem com a obra evangelizadora da Igreja. Sou-lhes grato pelas orações, pela generososa oferta material e pelo dom de si à causa do Reino de Deus. Minha bênção e afetuosa saudação.

Dom Jorge Alves Bezerra, SSS
Bispo Diocesano de Paracatu - MG