LIVRO DE TOMBO

15 dez 2014 22:32Direito Canônico

A expressão Tombamento e Livro de Tombo, provém do Direito Português, onde a palavra tombar tem o sentido de registrar, inventariar inscrever bens nos arquivos do Reino. Tal inventário era inscrito em livro próprio que era guardado na Torre do Tombo, a torre albarrã, do castelo de São Jorge, em Lisboa (Portugal).
Para a Igreja Católica, o Livro de Tombo é de alto valor histórico. Trata-se de um livro canônico-pastoral (cf. Cânn. 491; 535; 1283) onde são lançados os acontecimentos históricos, os atos e fatos significativos e os procedimentos administrativos de maior relevância.

No Livro de Tombo são registrados, cronologicamente, os fatos relevantes ocorridos na paróquia. A descrição fiel do ocorrido deve ser clara, objetiva e, sem prejuízo do essencial.

O Livro de Tombo, além de servir como documento histórico, será peça importante na elaboração do relatório de atividades anuais para efeitos de prestação de contas que o pároco, por dever de ofício, terá de fazer anualmente (cf. Cân. 1283).
Exemplos de alguns assuntos e exemplos que podem ser registrados no Livro de Tombo: decreto de criação da paróquia, limites territoriais, escritura e registro do terreno; nomeação e provisão do pároco, vigários paroquiais ou agentes paroquiais liberados para um trabalho especifico, incluindo sua biografia e período de permanência na função; atividades significativas das comunidades, capelas ou outros centros culturais ou assistenciais; e também serviços de pastoral, conselhos de pastoral e econômico, organismos e movimentos organizados na paróquia; momentos significativos referentes ao funcionamento da secretaria, horários de celebrações e atendimento do pároco; eventos marcantes na vida da comunidade, seus avanços e retrocessos; visitas pastorais do bispo ou outras personalidades; construções, restaurações, compras e vendas de bens pertencentes à paróquia.

O Livro de Tombo não é um diário pessoal; tanto no sentido de anotações diárias, quanto na escrituração de impressões particulares, desabafos ou algo semelhante. Não é um livro de atas: existe uma enorme diferença entre o Livro de Tombos e o registro de atas do CPAE e CPP. Não é um mural para afixação de documentos, convites, programas de festas, recortes de jornais, santinhos, nem álbum de fotografias. Nunca se deve usar cola, pois o papel poderá ser, e grampo metálico que, com o tempo, enferrujará as páginas do Tombo.

Paulo VI, em um discurso em 1963, afirmou: "É Cristo que atua no tempo e que escreve, precisamente Ele, a sua história, de maneira que os nossos pedaços de papel são ecos e vestígios desta passagem da Igreja, ou melhor, da passagem do Senhor Jesus no mundo".

Pe. Antônio Eduardo
Vigário Judicial Diocese Paracatu