VISITA PASTORAL DO BISPO DIOCESANO

13 fev 2015 23:18Direito Canônico


O cânone 396 § 1 estabelece a obrigação do Bispo Diocesano realizar a visita pastoral em toda a Diocese. A visita Pastoral é um das formas do Bispo manter contato pessoal com o clero e com os outros membros do povo de Deus. Oportunidade de também avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, a tomar conhecimento das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização, para depois poder determinar melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica.

Durante o período de visita pastoral o Bispo Diocesano preside a Eucaristia, pode administrar sacramentos, reúne-se com o pároco, com os conselhos paroquiais (pastoral e econômico), pode encontrar-se com os catequizandos, visita escolas e outras obras ou instituições existentes no território paroquial.

Na visita, finalmente, o bispo faz pessoalmente ou por meio de delegado o exame da administração e conservação da paróquia: lugares sagrados e ornamentos litúrgicos, livros paroquiais e outros bens.

Concluída a visita pastoral à Paróquia o Bispo redige um documento testemunhando sua visita, aprecia os compromissos pastorais e estabelece os pontos que precisam ser melhorados na caminhada pastoral ou na estrutura que atende a Paróquia.


Pe. Antônio Eduardo de Oliveira
Mestre em Direito Canônico

© 2011 - Mitra Diocesana de Paracatu. Todos Direitos Reservados.

Desenvolvido por MNDTI


Acessos: 1.471.005