Cáritas Diocesa de Paracatu

6 dez 11:47Cáritas

Cáritas Diocesa de Paracatu

A Cáritas Diocesana de Paracatu, organização fundada em 13 de fevereiro de 1991 por uma equipe de leigos voluntários, a Cáritas Diocesana de Paracatu é uma entidade integrante da Cáritas Brasileira, sendo um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e uma das 162 organizações-membro da Rede Cáritas Internacional, de atuação social e humanitária, presente em 200 países e territórios. A Cáritas Diocesana de Paracatu possui a missão de “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”. Como diretriz geral de ação, a entidade se compromete com a Construção solidária, sustentável e territorial de um projeto popular de sociedade democrática e de direitos. No ano de 2017, a Cáritas Diocesana de Paracatu se alegrou por ter realizado grande parte das ações apontadas no seu planejamento anual o PMAS - Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização. A Cáritas tem um papel social muito importante para a vida das famílias e pessoas que são beneficiadas com as nossas ações, em um tempo em que o Papa Francisco nos chama a atenção para a degradação ambiental movida por uma sociedade consumista e pela ganância financeira, no momento em que o meio ambiente apresenta sinais claros de esgotamento, a violência se apresenta em todas as suas formas, religiosa, política, contra a mulher, de gênero, minorias... Francisco nos convida a agir. A Cáritas Diocesana de Paracatu tem buscado atender ao chamamento do Papa Francisco e ir ao encontro da Igreja de Saída, onde os focos são o meio ambiente e as pessoas em situação de vulnerabilidade social, tendo em vista o momento histórico que nos coloca a cada instante desafios nunca antes vistos.
A Cáritas Diocesana de Paracatu, realizou no mês de julho, a Romaria das Àguas e da Terra, em parceria com a CPT – Comissão Pastoral da Terra e com participação efetiva da Diocese de Paracatu. A Romaria foi espaço importante de reflexão, de celebração, anúncio, denúncia e posicionamento frente à concentração de terras, a privatização das águas, dos direitos negados aos povos do campo e das cidades. Realizamos também o CRB – Curso Realidade Brasileira, em parceria com o IFTM, o CRB permite o entendimento das causas dos problemas estruturais da sociedade, o curso possibilita a compreensão da realidade para além dos desafios de cada grupo social, o curso foi dividido em 08 módulos, com abordagem de temas diversos e a participação de pessoas de várias organizações sociais. Em Unaí a Cáritas atuou diretamente junto a agricultura familiar com o programa de ATES, Assessoria Técnica, Social e Ambiental a Reforma Agrária, em parceria com o INCRA, levando uma nova mensagem na forma de produzir, com foco na agroecologia e na produção sustentável. A Prefeitura de Paracatu foi uma importante parceira na condução do projeto junto ao CRAS, onde a Cáritas atuou junto a 250 famílias em situação de risco social, com oficinas de Teatro e danças, pinturas e desenhos, artesanato e reaproveitamento de alimentos. Realizamos no início do ano de 2017, em parceria com diversas paróquias da Diocese de Paracatu a capacitação/formação sobre a Campanha da Fraternidade, que teve como tema: Os Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida. Participamos hoje de vários conselhos municipais; Conselho Municipal de Habitaçao, Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar, Fórum Estadual de Economia Popular Solidária. A Cáritas com vistas na defesa do meio ambiente garantiu vaga titular na composição do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paracatu e Urucuia, mandato 2017/2021, representado a Sociedade Civil.

caritas01.JPGcaritas02.jpg

Acessos: 1.638.223