Infância e Adolescência Missionária

14 dez 2017 17:13IAM

Infância e Adolescência MissionáriaTempo de transver e esperançar novos horizontes

O Documento de Aparecida nos apresenta a infância, como destinatária de uma ação prioritária da Igreja, da família e das Instituições do Estado. Ressaltando que as crianças são o dom e sinal da presença de Deus em nosso mundo por sua capacidade de aceitar com simplicidade a mensagem evangélica. Desse modo cabe às comunidades eclesiais fomentar a instituição da Infância Missionária (DA 438, 441).
A IAM – infância e Adolescência Missionária com seu jeito de ser e de viver tem se mostrado de várias maneiras ser um exemplo vivo e prático de uma igreja missionária em saída. Com suas obras além do templo e de suas fronteiras os pequenos missionários são os protagonistas das suas obras. A IAM traz consigo os seguimentos de Jesus o gosto de meditar e viver a Palavra e como modelo de vida, o Deus menino.
O protagonismo missionário das crianças e adolescentes de “tornar Jesus conhecido e amado” em diferentes lugares e situações, é impulsionado pela grande força das POM - Pontifícias Obras Missionárias e contam com o apoio dos estimados irmãos envolvidos nas ações missionárias e Conselhos Missionários Nacional, Estadual, Diocesanos E mesmo os paroquiais (COMINA, COMIRE, COMIDIS e COMAPA), para que a obra se espalhe e continue despertando e fortalecendo as vocações missionárias nas nossas crianças e jovens.

Iluminados pelo tema “A Alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída” as POM realizou nos dias 28/11 à 3/12/2017 em Brasília a XXIII Assembleia Nacional da IAM. A preparação da assembleia iniciou muito tempo antes do encontro, através de uma pesquisa detalhada sobre a realidade dos grupos e da articulação da IAM, os dados colhidos e sondagens realizadas com coordenadores e os grupos existentes confirmaram o sucesso do trabalho desenvolvido no país. Este processo durou 45 dias e proporcionou uma participação muito mais ampliada nos trabalhos, levando em conta os diversos contextos dos grupos e participantes em todo o país, possibilitou a constatação de uma série de dados referentes a situação atual da IAM no Brasil. Com uma estimativa de mais de 3000 grupos em todos os estados, calcula-se que IAM integra hoje cerca de 30 mil crianças e adolescentes em grupos semanais que se reúnem em 58% das dioceses, arquidioceses e prelazias do país.Na diocese de
Paracatu a IAM está presente 9 paróquias. E as equipes que estão a frente ganharam mais força com o encontro que aconteceu nos dias 1 e 2 de julho de 2017 com a presença da Secretária Nacional da obra, Ir. Patrícia Souza, no Encontro de Aprofundamento, que aconteceu no centro pastoral na cidade João Pinheiro, cidade onde a obra é mais numerosa. É tempo de refletir e esperançar novos horizontes na caminhada das crianças e adolescentes da igreja no Brasil, assim juntos, vamos construir caminhos.

Vanilda Duarte

WhatsApp Image 2017-12-14 at 16.32.03.jpegWhatsApp Image 2017-12-14 at 16.32.02.jpeg

Acessos: 1.764.346