SETOR DIOCESANO DA JUVENTUDE:

4 ago 13:34Juventude

SETOR DIOCESANO DA JUVENTUDE:Pe. Rui da Silva Honorato – Assessor Diocesano da Juventude.

UMA AÇÃO TRANSFORMADORA NA ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS JUVENIS NA DIOCESE.

O Setor Diocesano da Juventude está sendo implantado, organizado e difundido na Diocese de Paracatu. A proposta dele é realizar uma colegialidade entre os grupos juvenis, movimentos eclesiais, novas comunidades e movimentos afins, para que haja vínculo pastoral entre todos na perspectiva do crescimento do Reino de Deus entre nós. Naturalmente, cada realidade juvenil tem sua espiritualidade e organização própria. O que o Setor Diocesano da Juventude propõe é fomentar no coração dos jovens a necessidade de trabalharmos juntos. Ele não defende partidos ou ideias individuais, mas busca solidificar o Reino de Deus através da proposta do nosso Projeto de Pastoral diocesano: “Por uma Igreja Missionária e Acolhedora”.
A Diocese de Paracatu é muito extensa territorialmente, por isso, o Setor Diocesano da Juventude carece de bastante cuidado para funcionar na prática. Ele está sendo implantado da seguinte maneira: em cada forania foi criada uma comissão com a participação mínima de 7 jovens. Cada um destes organizou em sua paróquia um Núcleo de Apoio Paroquial (NAP). Finalmente, foi criado o Setor Diocesano da Juventude composto pelo Coordenador de cada forania com mais três jovens, um membro dos movimentos eclesiais e um representante das novas comunidades, o Assessor Diocesano, Assessor Adulto e o Bispo Diocesano. No total são 30 membros, que foram apresentados ao bispo diocesano no dia 01 de Julho em Unaí, onde aconteceu a primeiro reunião formativa ordinária com a presença da Jovem Kelly, coordenadora arquidiocesana da Juventude de Montes Claros e membro do Grupo do Regional Leste II.
No segundo semestre serão realizadas várias Jornadas Missionárias da Juventude, em consonância com o pedido do nosso Bispo Diocesano que a juventude seja UMA: Unida, Missionária e Alegre. O Setor Diocesano da Juventude está mobilizando as foranias para que esse evento aconteça. Os desafios pastorais são enormes, cada paróquia tem suas peculiaridades. A Jornada Missionária da Juventude vem para animar e orientar a caminhada da Juventude em geral. Isso só será possível se todos derem as mãos: Bispo, Padres, Religiosos e Religiosas e todos seguimentos juvenis da nossa Diocese. Será um evento de todos e para todos em vista da melhoria na organização do compasso dos grupos juvenis da Diocese. Não basta um Grupo saber caminhar. É preciso saber caminhar juntos. Sentir o apelo do Cristo que nos chama a realizar o Reino de Deus em mutirão.
O jovem precisa ser melhor apoio e apoiado na e pela Igreja. Qual atenção tem-se se dado a eles? O rosto alegre e feliz de um jovem que transmite a vida é cheio de sentido, valores, portanto, a felicidade maior está em Cristo. Percebe-se o sonho do Cristo se realizando na mudança de vida e transformações de muitos corações. Jovens de vários cantos da Diocese, nas diferentes realidades culturais e regionais, todos são um farol de Cristo que iluminam esse mundo tenebroso e sedentário. É hora de dar as mãos e mostrar a união, a força, a raça e o amor que o Juventude tem por Jesus através da Igreja, ainda mais, mostrar que a Juventude na Diocese de Paracatu está viva e encorajada. O Setor Diocesano da Juventude espera por você, jovem!

Acessos: 1.566.138