Dom Benedito Gonçalves dos Santos

Dom Benedito Gonçalves dos SantosBenedito Gonçalves dos Santos nasceu em Paracatu-MG, aos 19 de junho de 1958, 3º filho do casal Francisco Gonçalves dos Santos e Maria André dos Santos. Batizado e crismado aos 22 de dezembro de 1968 na Catedral Santo Antônio de Paracatu-MG.

Cursou o Ensino primário (fundamental I) na E.E. Dom Sarafim Gomes Jardim, as duas primeiras séria do Ensino Fundamental II na E. E. Antônio Carlos, as duas últimas séries do Ensino Fundamental II e o ensino Médio (Técnico em Contabilidade) no Colégio Ademar da Silva Neiva em Paracatu-MG, concluindo o mesmo em 1977.

Entrou para o mercado de trabalho em 1971, exercendo as seguintes atividades: Balconista, Técnico em Contabilidade, Professor da Rede Particular e Estadual e Funcionário Público (IPSEMG).

Orientado pelos pais, principalmente na companhia de sua mãee de seus 7 irmãos, teve vida participativa nas atividades religiosas de sua paróquia. participou da Catequese e Cruzadinha Infantil. Em 1978 ingressou no Movimento Juvenil (JAC); neste mesmo ano, após auxiliar na sindicância para o Natal das famílias carentes, tornou-se Vicentino, participando ativamente na Sociedade São Vicente de Paulo, onde exerceu diversas funções. Foi um dos idealizadores do novo prédio (Asilo) para idosos.

Após receber orientação vocacional realizada por Pe. Almir Franco Palheta, ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora e Fátima em Brasília-DF, em 13 de fevereiro de 1983, onde cursou Filosofia e Teologia.

Aos 08 de dezembro de 1990 foi Ordenado Sacerdote. Assumiu a Paróquia Catedral Santo Antônio, em sua terra natal aos 17 de fevereiro de 1991, tendo como auxiliar paroquial o grande missionário Pe. Alfonso Pastore, o qual foi responsável pela implantação das Comunidades Cristãs em Paracatu. Como Pároco, Mons. Benedito assistiu as pequenas comunidades cristãs (140 urbanas/rurais), zelando pela formação e construção das mesmas. Durante o período que esteve à frente da Paróquia incentivou e dirigiu diversas entidades sociais e religiosas: Grupo Luz e Vida (1996), Hallel (1997), Lar dos Pequeninos (2001), Liberdade Assistida (2005). Foi Diretor Diocesano do ECC (1991/2006), RCC (1991/1997), Pastoral Familiar (2002/2008) e Diretor Regional do ECC-Leste II (2006/2008), Membro do Conselho Presbiteral (1992/2008), Membro do Colégio de Consultores (1996/2008), Câmera Eclesiástica (1992/1996) e Equipe de Formadores do Seminário de Paracatu (1998/2004), Diretor da Equipe de Animação Bíblica de Paracatu - Curso da Palavra (1991/2008) e Ecônomo Diocesano. Aos 17 de agosto de 1996 foi eleito Vigário Geral da Diocese de Paracatu.

No dia 16 de Abril de 2008, Mons. Benedito Gonçalves dos Santos foi nomeado, novo bispo para a diocese de Presidente Prudente. A nomeação foi feita pelo papa Bento XVI que acolheu o pedido de renúncia do bispo de Presidente Prudente, Dom José Maria Liborio Camino Saracho, em conformidade com o cânon 401 § 1.

Com o lema Fazei tudo o que ele vos disser, foi ordenado bispo em 5 julho de 2008. A ordenação foi presidida pelo bispo diocesano de Paracatu (MG), Dom Leonardo de Miranda Pereira, sendo consagrantes, o arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom José Cardoso Sobrinho e o arcebispo de Montes Claros (MG), Dom José Alberto Moura.

Acessos: 1.624.782