Dom Raimundo Lui, 0. Carm.

Dom Raimundo Lui, 0. Carm.Dom Raimundo Lui, o primeiro bispo diocesano de Paracatu. Nasceu em Itu, São Paulo em 22 de julho de 1912. Na pia Batismal recebeu o nome de Atílio Romano, filho dos imigrantes italianos: Celeste Lui e Maria Marchini Lui.

Realizou os estudos primários e secundários em sua terra natal. Ingressou no Seminário de Nossa Senhora do Carmo, em Itu e, após fazer o noviciado em Mogi dsa Cruzes e emitir os votos religiosos, transfere-se para o Seminário Maior da Ordem Carmelita, em São Paulo, onde realiza os estudos superiores eclesiásticos, sendo ordenado sacerdote, em 10 de outubro de 1939, por Dom José Gaspar de Afonseca e Silva, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Por longos anos exerceu seu ministério sacerdotal na Bahia, sobretudo na região sertaneja, como missionário. Foi capelão-militar da Marinha, no Rio de Janeiro, professor no Seminário Carmelita, em Contagem (Minas Gerais), paróco de Nossa Senhora do Carmo, em Jaboticabal (São Paulo). Após todo esse trabalho no Brasil, em 1958, transferiu-se para o Monastério de Wolfnitz (Áustria), onde é observada a vida contemplativa carmelita, e lá foi leito prior da comunidade. De volta par o Brasil exercia o paroquiato em Santa Bárbara do Oeste (são Paulo), Diocese de Piracicaba, quando a Santa Sé o foi buscar, em 11 de junho de 1962, para primeiro Bispo da nova Diocese de Paracatu.

Foi sagrado bispo na Basílica do Carmo, em São Paulo, em 29 de julho de 1962, pelo Núncio Apostólico, Dom Armando Lombardi, e pelos bispos carmelitas, Dom Eliseu van de Weijer, Bispo-Prelado de Paracatu e Dom Gabriel Bueno, Bispo-Auxiliar da Diocese de TAubaté(SP).

Tomou posse na diocese de Paracatu no dia 26 de agosto, quando a mesma foi instalada pelo representante do Núncio Apostólico, Dom Alexandre Gonçalves Amaral, Arcebispo Metropolitano de Uberaba.

Seu lema - Fiat Voluntas Tua - Faça-se a tua vontade.

Renunciou ao governo da diocese no dia 20 de julho de 1977, voltando à vida conventual, sendo assim o primeiro bispo emérito de Paracatu - MG.

Faleceu aos 82 anos de idade, em São Paulo, no dia 11 de agosto de 1994.

Acessos: 1.641.937