Cursilho de Cristandade

Cursilho de CristandadeO Movimento Cursilho de Cristandade - MCC ou simplesmente Cursilho é um movimento eclesial católico, cujo carisma consiste no anúncio querigmático da mensagem cristã, objetivando formar cristãos aptos a anunciar a Boa Nova no próprio ambiente em que vivem ou onde trabalham. Sua finalidade principal é, pois, a evangelização dos ambientes mediante a formação de lideranças cristãs.

Em nossa Igreja Particular, o Cursilho foi reconhecido como organismo eclesial de âmbito diocesano, mas atualmente só funciona na cidade de Unaí. Sua implantação em outras paróquias da Diocese fica a critério ou decisão de cada pároco.

A metodologia pastoral do Cursilho segue três etapas: 1º - o pré-Cursilho ou procedimento inicial para a apresentação ou indicação de candidatos ao Cursilho e o conhecimento do ambiente em que vivem; 2º - o Cursilho ou “curso vivencial da fé”, que dura normalmente três dias, durante os quais se faz a proclamação do fundamental cristão ou Plano de Deus aos participantes do curso; 3º - pós-Cursilho, quando se busca a inserção do cursilhista no compromisso evangelizador dentro de seu ambiente.

A coordenação e animação do Cursilho ficam aos cuidados do GED - Grupo Executivo Diocesano, sempre acompanhado ou assistido por um sacerdote.

Acessos: 1.522.853