Renovação Carismática

Renovação CarismáticaA RCC procura promover a conversão pessoal, madura e contínua a Jesus Cristo, propiciando uma abertura decisiva ao Espírito Santo. Fomenta a vivência dos “dons espirituais” (carismas), procurando animar a obra da evangelização com o poder o Espírito Santo, visando ao crescimento progressivo da santidade de vida, através da correta integração desses dons carismáticos com a vida plena da Igreja.

Presença marcante em todas as Paróquias de nossa Diocese, a RCC merece de todos nós séria consideração e cuidadoso discernimento, pois reconhecemos seu valioso e indispensável contributo à grande evangelização no meio do povo de Deus. No entanto, não pode faltar à RCC o indispensável e criterioso acompanhamento de um sacerdote ou pelo menos de cada pároco em sua paróquia. É decisão que, por forca desta Assembléia, deverá valer em toda a diocese.

Nossa V Assembléia Diocesana julga desnecessário estabelecer orientações pastorais específicas para a RCC em nossa diocese, uma vez que o Conselho Permanente da CNBB, em sua 34ª Reunião Ordinária, realizada em Brasília, de 22 a 25 de novembro de 1994, publicou o conhecido Documento nº 53, coleção azul, que é normativo para a RCC em todo o território brasileiro. Só nos resta recomendar a leitura atenta e mesmo obrigatória desse documento, para uma justa adequação de todo e qualquer núcleo da RCC às normas da CNBB, condição para um sincera comunhão eclesial em âmbito diocesano e garantida de tranquilidade e segurança nas atividades e programa da RCC em nossa diocese.

Fique claro que as orientações e normas aí estabelecidas “são válidas e necessárias também para todas as comunidades em geral e para os demais movimentos e organismos de Igreja” (Doc. 53, 4), para que assim fique ressalvado e garantido o princípio de unidade de ação eclesial diocesana. Todos, portanto, deverão assumir com fidelidade e evangélica obediência as diretrizes e orientações pastorais de nossa Igreja Particular, sem a mínima exceção. Daí que, sempre que devidamente convocada, a RCC deverá participar de Encontros, Cursos, Círculos Bíblicos e outras atividades e de formação promovidas pela nossa Igreja Particular, buscando sempre uma comunhão plena e sincera com os demais movimentos, Comunidades e/ou pastorais etc.

Não aconteça, absolutamente, que alguém julgue que o Espírito Santo é exclusivo da RCC ou pense que, por não ser adscrito à RCC ou “por não falar em línguas”, alguém não possua o Espírito Santo ou não participe plenamente de seus dons. Daí que nenhum grupo eclesial, nenhum movimento pastoral, ninguém, absolutamente ninguém pode subestimar outros grupos ou movimentos diferentes, julgando-se melhor ou o único autenticamente cristão.

Convites a pessoas desta ou, sobretudo, de outras dioceses para palestras, conferências, pregações, seminários etc. em nossa diocese sejam feitos com a devida anuência do bispo diocesano ou do sacerdote responsável pelo acompanhamento diocesano da RCC ou, pelo menos, do pároco que acolhe aquele evento.

Os sacerdotes que acompanham a RCC orientem bem os carismáticos especialmente quanto a uma correta leitura e interpretação da Sagrada Escritura, a fim de que sejam evitados certos riscos como a leitura fundamentalista ou miraculosa da Palavra ou um incorreta atitude intimista ou mágica da Bíblia. Tenha-se muito cuidado com as excessivas expressões de uma exasperada afetividade ou da piedade intimista.

Há certos elementos na RCC que ainda suscitam certa perplexidade entre os fiéis, por exemplo, o “Batismo no Espírito”, o Dom da cura, Orar e falar em línguas, o dom da Profecia, o poder do mal e exorcismo etc. É nisso justamente que o referido Documento nº 53 da CNBB traz válida orientação. Como se disse acima, sua leitura é indispensável e bem orientada.

Assessor(es) / Coordenador(es)

Pe. Wagner José dos Santos

Data e Local de Nascimento: 18/03/1981 em Paracatu – MG
Nome do Pai: Aparício Saraiva dos Santos (in memóriam)