Pastoral Catequetica

Pastoral CatequeticaEm consonância com o Diretório Geral da Catequese, com a Catequese Renovada (CNBB- Doc. 26), com o Diretório Nacional de Catequese (CNBB – Doc. 84), com o documento “Iniciação a Vida Crista: Um processo de Inspiração neocatecumenal” (CNBB - Estudos 97), a Catequese em nossa diocese quer ser um processo dinâmico e sistemático de educação permanente da fé em comunidade, em comunhão com a família (primeira experiência de fé), colocando as pessoas em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento. “A preocupação central da catequese seja a educação da fé, a iniciação à vida comunitária, a formação do cristão ético e solidário; a celebração do sacramento é uma decorrência da caminhada da fé e da vida comunitária” (DNC 312). “Antecipar a idade para a celebração dos sacramentos pode ser, para muitos, antecipar a fragilidade da fé no cotidiano da vida e o distanciamento da vida da comunidade”. (DNC 313).

Desejamos que em nossa Diocese, a catequese esteja assim organizada: a) Coordenação em nível Paroquial – (Pároco, coordenador paroquial ou Equipe coordenadora). b) Coordenação em nível de Forania – (Vigário Forâneo e coordenadores paroquiais). c) Coordenação em nível diocesano – (Bispo, Coordenador Diocesano, Assessor Diocesano, e Coordenadores Forâneos).

De sua natureza, a Catequese se desenvolve em diversos âmbitos:

CATEQUESE COM ADULTOS - Preparação para os sacramentos de Iniciação Cristã ou (re)Evangelização através de muitas formas que, embora nem sempre tenham o nome de “Catequese”, trabalham a educação da fé dos adolescentes, jovens e adultos: (Pastoral do Batismo, Cursos de noivos, Grupos de reflexão, Círculos bíblicos, Novena de Natal, Curso de Teologia para leigos, MAC, EJC etc.). Para tanto, seguir as orientações da Equipe Diocesana de Catequese.

CATEQUESE COM JOVENS – Essa catequese é pensada como preparação para o sacramento da Crisma, para uma resposta mais consciente e decidida no seguimento de Jesus Cristo e da Igreja. Para esse trabalho, sugere-se o Volume 5 do “Crescer em Comunhão” da Editora Vozes.

CATEQUESE COM ADOLESCENTES (PERSEVERANÇA) – Esta etapa da catequese, respeitando as condições de cada paróquia, precisa ser desenvolvida de forma dinâmica e atraente, através dos movimentos juvenis EAC (12 a 14 anos); e também da Infância Missionária ou outras iniciativas de cada paróquia. A proposta é o volume 4 do “Crescer em Comunhão” da Editora Vozes e o livro da Editora Salesiana “Crescimento do Jovem na comunidade Cristã” ou outro material sugerido pela Setor Juventude da CNBB ou pela Equipe Diocesana.

CATEQUESE INICIAL ou com CRIANÇAS – Visa à iniciação dos pequeninos na caminhada da comunidade, numa preparação remota para os sacramentos. A opção para esse processo inicial é uma publicação da Editora Vozes, no momento, mais apropriada e possibilita organizar assim esse processo: a Pré Catequese - 1ª etapa (7 anos), livro “Crescer com Jesus”. Iniciação I - 2ª etapa (08 e 09 anos), vol. 1 do “Crescer em Comunhão”. Iniciação 2 - 3ª etapa (09 e 10 anos), vol. 2 de “Crescer em Comunhão”. Eucaristia - 4ª etapa: (10 e 11 anos). Nesse período deve acontecer a Celebração da 1ª etapa do Batismo para quem ainda não foi batizado, segundo a Orientação do RICA. Nessa etapa o livro é o vol. 3 do “Crescer em Comunhão”, tendo como referencial a Sagrada Escritura e a Vida em Comunidade.

A paróquia dará atenção especial aos portadores de cuidados especiais, atendendo a cada caso particular. Há ainda outras situações que merecem especial atendimento: o caso dos marginalizados, excluídos e de pessoas com situações canonicamente irregulares e a catequese no meio rural.

Observação: é necessária a consciência de que toda Pastoral é chamada a catequizar e que as Pastorais do Batismo, da Juventude e da Família estão em íntima união com a Pastoral Catequética.

Assessor(es) / Coordenador(es)

Pe. Geraldo Martins da Mota

Pe. Geraldo Martins da Mota

Natural de Andrequicé (Município de Presidente Olegário-MG).

Nasceu no dia 09/02/1966.

Foi ordenado sacerdote no dia 21/03/1992.

© 2011 - Mitra Diocesana de Paracatu. Todos Direitos Reservados.

Desenvolvido por MNDTI


Acessos: 1.522.834