Ambientes ou Espaços Formativos

Para responder a esses desafios e tantos outros, o processo formativo em nossa diocese - como é rezado no n. 99 das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros no Brasil, doc. 93 - organiza-se a partir dos seguintes ambientes ou espaços formativos.

PRIMEIRO DISCERNIMENTO

Pastoral Vocacional ou Serviço de Animação Vocacional.

PRIMEIRA FORMAÇÃO

Seminário Menor João XXIII, criado a 1° de fevereiro de 1983, mas praticamente já não funciona de forma ordinária e o Propedêutico iniciado no ano de 1999.

FORMAÇÃO ESPECÍFICA

Seminário Diocesano João XXIII, iniciado a partir da criação do Instituto de Filosofia, em 19 de fevereiro de 2001 pelo Decreto n° 03/2001 do Bispo Diocesano.

AÇÃO PASTORAL

Em nossa diocese funciona durante o período de formação quando aos finais de semana o seminarista acompanha uma comunidade ou grupo pastoral; também nos tempos de Semana Santa e Semana de Natal quando são enviados às paróquias da Diocese.

Acessos: 1.525.928