Ocorreu no dia 1º de novembro de 2025, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Santuário), em Unaí (MG), o encontro celebrativo do Jubileu da Esperança das Pastorais Sociais da Diocese de Paracatu.
O encontro contou com a presença de representantes de diversas pastorais, como Pastoral da Criança, Pastoral da Sobriedade, Pastoral do Povo de Rua, Vicentinos, Pastoral Carcerária, Cáritas Diocesana e Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), das cidades de Unaí, Paracatu, Buritis e João Pinheiro.
Durante o encontro, os participantes refletiram sobre a dimensão bíblica do Jubileu, com a assessoria do Frei Carlos Mesters; sobre a dimensão social da fé, com o padre Simonides, representante diocesano das Pastorais Sociais; e sobre a Economia de Francisco e Clara, com o seminarista Carlos Eduardo.
Também estiveram presentes a irmã Fabiana, o padre Paulo Giovanni, o frei Reinaldo e o padre Hilton, que contribuíram com momentos de partilha e espiritualidade.
Inspirados pela Doutrina Social da Igreja, o encontro recordou as palavras do Papa Francisco, na Evangelii Gaudium (nº 183): “Ninguém pode exigir-nos que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional […]. Uma fé autêntica — que nunca é cômoda nem individualista — comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela.”
O Jubileu das Pastorais Sociais encerrou-se com um convite à esperança e ao compromisso cristão, ecoando as palavras do Papa Leão XIV, que inspiram a missão de todos os presentes: retornar aos compromissos cotidianos fortalecidos na esperança e no propósito de construir um mundo mais justo, humano, fraterno e profundamente marcado pelo Evangelho.
Por: Sem. Carlos Eduardo