Ontem, 05 de março, fiéis da Diocese de Paracatu se reuniram no Centro Pastoral São Benedito, em Paracatu, para a celebração da Quarta-feira de Cinzas. A Santa Missa foi presidida por Dom Jorge Alves Bezerra, SSS, e concelebrada pelo Reitor do Seminário Diocesano, Pe. Wander Gomes dos Santos, contando ainda com a presença dos seminaristas Carlos Eduardo e Alan Araújo.
A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período de 40 dias de preparação para a Páscoa do Senhor. Durante a homilia, Dom Jorge enfatizou que a Quaresma é um tempo propício para a conversão, o arrependimento dos pecados e a renovação da vida cristã. Ele destacou a importância da oração, da esmola e do jejum como práticas essenciais para esse período de reflexão e aprofundamento espiritual.
O bispo diocesano também recordou que certos pecados só podem ser vencidos pelo jejum e incentivou os fiéis a aproveitarem esse tempo de graça para se aproximarem de Deus. Ressaltou, ainda, a necessidade de uma boa confissão, como meio de pedir perdão pelos pecados e recomeçar a caminhada na fé.
“Que possamos aproveitar esse tempo maravilhoso que o Senhor nos concede. Que seja um período de intensificação da caridade, do jejum e da oração”, exortou Dom Jorge aos presentes.
A celebração da Quarta-feira de Cinzas foi marcada pela tradicional imposição das cinzas sobre os fiéis, rito que simboliza a fragilidade humana e o chamado à conversão, recordando as palavras bíblicas: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15) e “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” (Gn 3,19).
A Diocese de Paracatu convida todos os fiéis a viverem intensamente este tempo litúrgico, buscando crescer na fé e na vivência do amor ao próximo.
Fotos: Maria Dilma (PASCOM Paróquia Catedral Santo Antônio)