O Retiro Anual do Clero da Diocese de Paracatu aconteceu em Brasília-DF e teve como assessor o bispo Dom Waldemar Passini, atualmente bispo de Luziânia (GO) e nomeado bispo coadjutor de Anápolis-GO. O encontro ocorreu na casa das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus – Cor Jesu.
Durante o retiro, a reflexão foi conduzida a partir da cura do cego Bartimeu, destacando a dinâmica da cegueira e da cura realizada por Jesus. A cada momento, os participantes foram convidados a refletir sobre a transformação que ocorre no encontro com Cristo, que cura e chama ao seguimento.
O encontro teve início com a exibição do filme “A Linguagem do Coração”, seguido pelo relato evangélico da cura do cego. A proposta do retiro foi enfatizar que Jesus Cristo é enviado para curar e que, a partir desse encontro, os fiéis são chamados a ter os mesmos sentimentos de Cristo. A relação entre cura e salvação foi abordada em conexão com a vocação e a missão, destacando que, ao serem curados e salvos, os discípulos de Cristo são enviados a anunciar o Evangelho.
A reflexão também abordou a experiência do chamado na vida dos padres, que, ao se encontrarem com a Palavra de Deus, são convidados a seguir Jesus pelo caminho. A Palavra que cativa é a mesma que impulsiona para a missão, tornando o seguimento uma resposta ao chamado de Cristo.
Texto e Fotos: Pe. Rander Fernandes Souza – Assessor Eclesiástico da Pastoral de Comunicação