Na manhã deste domingo, 29 de dezembro de 2024, a Diocese de Paracatu celebrou a abertura do Ano Jubilar, Peregrinos de Esperança. A celebração aconteceu no Centro Pastoral São Benedito, em Paracatu, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Jorge Alves Bezerra, SSS, com a concelebração do Bispo Emérito, Dom Leonardo de Miranda Pereira, e padres da diocese.
Durante a homilia, foram destacados os valores do Jubileu como tempo de graça, misericórdia e renovação espiritual. Dom Jorge recordou que “a abertura da Porta Santa pelo Papa Francisco marca o início do Jubileu da esperança”. O bispo também convidou os fiéis a “abrirem as portas do coração para viver um Jubileu de paz”.
Dom Jorge enfatizou que o Jubileu é “tempo de conversão, de transformação interior e exterior, e de crescimento humano e espiritual”, e exortou a comunidade a intensificar o serviço ao próximo, promovendo a justiça e a paz. Ele afirmou ainda que “o Jubileu é vida nova, repleta de paz, fruto da justiça”.
A celebração incluiu a reflexão sobre a importância da Sagrada Família como modelo de amor e esperança. Segundo o bispo, “Jesus, Maria e José conservaram na comunhão de amor o mistério da encarnação do Salvador, tornando-se fonte de profunda alegria e firme esperança”.
O Ano Jubilar permanecerá até dezembro de 2025, com a Porta Santa aberta para acolher peregrinos em sua caminhada de fé, conversão e santidade. A comunidade diocesana foi incentivada a viver intensamente esse tempo de graça, com práticas que promovam a fraternidade, a solidariedade e a esperança. “Façamos essa linda experiência de graça e misericórdia, sendo capazes de dar a todos a razão da nossa esperança”, concluiu Dom Jorge.
Confira a galeria abaixo: