Neste domingo (19/11/2023) a Paróquia Senhor do Bonfim de Bonfinópolis de Minas sediou um encontro forâneo de coordenadores da pastoral catequética da região pastoral de Unaí/MG, cujo objetivo foi realizar a avaliação do ano de 2023, estudo da Carta Apostólica Desiderio Desideravi com apresentação e preparação para celebrar com o novo Missal Romano.
A Carta Apostólica Desiderio Desideravi, sobre a formação litúrgica do povo de Deus – que é iniciada com o versículo bíblico “Tenho desejado ardentemente comer essa Ceia Pascal” (Lc 22,15). O texto busca recordar o significado profundo da celebração eucarística tal como emergiu do Concílio e para convidar à formação litúrgica. São 65 parágrafos nos quais reelabora os resultados da sessão plenária do Dicastério do Culto Divino em fevereiro de 2019 e segue o Motu Proprio “Traditionis custodes”, reafirmando a importância da comunhão eclesial em torno do rito resultante da reforma liturgia pós-conciliar.
Não se trata de uma nova instrução ou de um diretório com normas específicas, mas sim de uma meditação para compreender a beleza da celebração litúrgica e o seu papel no evangelizar. E é concluída com um apelo: “Abandonemos as polêmicas para ouvirmos juntos o que o Espírito diz à Igreja, mantenhamos a comunhão, continuemos a nos maravilhar com a beleza da liturgia” (65).
Já quanto ao novo Missal, livro que contém todo o rito da Santa Missa e as orações que o sacerdote reza durante a celebração litúrgica, evidenciou-se a mistagogia na arte de celebrar, pois no missal constam as partes fixas da missa, as orações conforme os tempos litúrgicos (Advento, Natal, Tempo Comum etc), os prefácios, as orações eucarísticas e demais orações necessárias.
O encontro encerrou com um momento de Adoração ao Santíssimo e Bênção, um encontro com o Deus vivo, que nos estimula a ajudar o povo santo de Deus a aproveitar a fonte primária de espiritualidade cristã, para que a igreja possa professar uma só e idêntica oração capaz de exprimir sua unidade, sendo que esta única oração é o Rito Romano.
Por: Marcos Brandão (Coordenador da Pastoral de Comunicação – PASCOM da Paróquia Senhor do Bonfim – Bonfinópolis de Minas-MG).
Fotos: Arquivo Pessoal