No último sábado, 17 de agosto, foi realizada uma formação para acólitos e ancilas da Forania de São Pedro, na cidade de Paracatu. A formação contou com a presença de Dom Jorge Alves Bezerra, SSS, Pe. Joel Alves Fonseca, Pe. Alexsander de Sousa Pereira e o Seminarista Luiz Gustavo de Oliveira Soares, que foram os responsáveis pelas orientações aos participantes.
Durante a formação, Pe. Alexander abordou o comportamento esperado durante a celebração da Santa Missa. Ele destacou a importância de seguir as instruções do Missal e ofereceu uma introdução geral ao Missal Romano, visando uma melhor condução da liturgia.
O seminarista Luiz Gustavo falou sobre a vocação, ressaltando o dever de dedicação à vocação com amor, verdade e oração.
Dom Jorge enfatizou a importância da Liturgia na celebração da Santa Missa, descrevendo a Eucaristia como a luz que dissolve o pecado e como fundamental para o funcionamento da Igreja. E ainda acrescentou que, sem a Eucaristia, a Igreja correria o risco de se congelar no pecado e ruir.
A formação foi encerrada com a celebração de uma missa, que contou com a participação de todos os acólitos da Forania de São Pedro. A missa, presidida por Dom Jorge, teve a co-celebração de Pe. Joel, com a participação dos seminaristas Luiz e Sem. Brayan Arthur Nardini Silva. A celebração dominical foi realizada com a Solenidade à Assunção de Nossa Senhora ao Céu.
Texto e foto: Flaber Abiatar Reis de Souza – Coordenador dos Acólitos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Paracatu