Paracatu, 19 de abril de 2024

14/04/2022 . Notícias da Igreja

Tríduo Pascal…

O Tríduo Pascal concentra os sinais de nossa vida de fé e que celebramos a cada Eucaristia: Paixão, Morte e Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quinta-Feira Santa
Começamos com a celebração da Ceia Pascal, na quinta-feira à noite, com Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio e, Mandatum do Lava-pés. “Cristo manifesta sua disponibilidade a amar até o fim, ele se considera o servo da humanidade”.

Sexta-Feira da Paixão
Depois da Ceia Pascal, com a Celebração da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio e, Mandatum do Lava-pés, eis que, na tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado.

Sábado Santo
O Sábado Santo não é um dia vazio, em que “nada acontece”. Nem uma duplicação da Sexta-feira Santa. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo que pode ir uma pessoa. O próprio Jesus está calado. Ele, que é Verbo, a Palavra, está calado. Depois de Seu último grito na cruz – “Por que me abandonaste?” –, Ele cala no sepulcro agora. Descanse: “tudo está consumado!”.

Domingo de Páscoa
É o dia santo mais importante da Igreja. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.

 

Fonte: cnbb.org.br

Mitra Diocesana

Praça Caldeira Brant, 147 Centro - Paracatu-MG

Contatos

(38) 3671-3463 Telefone e WhatsApp contato@dioceseparacatu.org.br

Funcionamento

Segunda a Sexta-feira 08h às 12h e 14h às 18h