Paracatu, 22 de setembro de 2023

01/10/2019 . Palavra do Bispo

SER EUCARISTIA, SER AMOR!

Preciso tanto de conversão! Ainda não sou o que fui chamado a ser: homem eucarístico em todo o meu viver. O segredo da vida eucarística é permanecer em Cristo, caminhar na presença de Deus, consumir-se por amor, como Maria. Assim, as sombras do pecado não podem eclipsar o sol da eucaristia.

A eucaristia é fonte de misericórdia, manancial de redenção, escola de santidade, amor em profusão. Ó adorador, senta-te silencioso diante do Santíssimo e ele te ensinará tudo sobre a via da santidade!

Não é fácil perdoar a injustiça sofrida, mas a graça da eucaristia torna possível o agir cristão. Seja como for, dar ou receber o perdão é um caminho de santificação, próprio de quem coloca o coração na presença de Deus.

A eficácia do perdão faz florir o deserto, reconstrói a vida, vence a morte, reconcilia os irmãos, muda a própria sorte. O perdão cura as feridas, liberta o coração, renova as energias do amor, nutre o entusiasmo pela vida, é obra do Redentor.

O caráter cirúrgico do amor extrai o pecado sem ferir o pecador. Melhor é seguir a ética do Senhor: amar sempre, perdoar sempre, servir sempre, mesmo sob dor.

Ó cristão eucarístico, tenha tudo em comum com Jesus Cristo: aprenda com o Mestre a ser pão partido, a ter atitudes de caridade, a ser paciente e pródigo no perdão; seja amável, desprendido, dedicado à oração, mas não menos caridoso com todos os teus irmãos.

A pessoa eucarística é carvalho de justiça e arauto da paz.  Ama e confia no poder da oração; adora e purifica o coração; não vive para si, doa-se; em tudo, imita Cristo, é pródiga no perdão. Transforma amor em ação, aprende a agradar a Deus, vence o comodismo, dissipa as ilusões.

De fato, para cooperar com Deus, basta lançar no terreno da vida as sementes da Ressurreição! A eucaristia é a semeadura do amor de Cristo, que transforma o egoísmo que adoece em amor que cura, liberta e salva.

Assim ensinou o mestre Santo Agostinho: ama e faze o que quiseres, porque aquele que ama realmente, nada pode fazer que desagrade ao Senhor. Seja eucaristia e imite o discípulo amado, contente o teu Salvador!

A oração é a efusão do Espírito e a atividade do amor; o discípulo da Eucaristia supera todo temor, gasta e arrisca a vida por amor ao seu Senhor; transforma-se em apóstolo, esvazia-se no servir e constroi o Reino eucarístico na certeza de um belo porvir.

Quem adora fica parecido com Deus, trilha o caminho de perfeição, afasta o maligno, sara velhas feridas, santifica-se no presente e ressuscita com Cristo. Quem adora em espírito e verdade converte-se, descarta outros amores, aproveita a graça, dá frutos de bons sabores: torna-se pastor, cuidador, amigo, leal, criativo na arte de servir.

A eucaristia educa para a vida virginal: purifica o coração, vence as paixões do corpo e perfuma a vida com o bom odor de Cristo. Ó pequena família de Santo Eymard, Cristo te constituiu para amar, só para amar! Em ti, os frutos do Espírito devem transbordar…

Irmão sacramentino, Cristo deseja morar em ti, agir através de ti, mas quer uma morada digna em teu coração e uma obediência filial ao evangelho da eucaristia. Ó boa graça de Deus, abençoai-nos por Maria!

Ser eucaristia, ser amor: fácil de falar, difícil de testemunhar! Amor sem cruz não é amor. Quem ama faz o dom de si, esvazia-se para servir, vive para amar, segue os passos de Jesus e do querido Santo Eymard.

Ter vida eucarística é ser referência do amor de Deus para alguém. É ser Igreja em saída, servidor generoso, próximo de quem precisa, disposto a ir além. A eucaristia é a primavera do amor, o amém à vida e a vida do adorador.

A eucaristia derrama sua força em nossa fraqueza e ensina a orar como convém: com ardor, piedade e retidão também. Concede-nos o dom da paz, a vida de santidade e a graça da libertação. Exultemos de alegria: viva Cristo no pão!

Da eucaristia procede a leveza do coração, a paz profunda, o amor aos irmãos. Diante da eucaristia aprende-se a silenciar e a orar com o coração, adquire-se a cura do corpo, da alma e a certeza de que só Deus é bom.

A eucaristia é a pérola preciosa da Igreja, o tesouro guardado no campo dos corações; vale a pena renunciar tudo para adquirir essa riqueza: vale mais do que todo o ouro do mundo.

Os melhores frutos da eucaristia são: o amor, a paz e a alegria de servir. Mesmo em condições adversas, o amor dá seu jeito de ser útil, de promover a paz e de irradiar a alegria do evangelho.

Abençoado é aquele que adora o Senhor! A adoração une o adorador com a Trindade Santíssima de Amor. A árvore da vida cresce e frutifica no coração adorador. Diante da eucaristia aprende-se a ser amor.

Sejamos um com Deus: testemunhas da eucaristia, fontes de misericórdia, celeiros da caridade, simplesmente pão. Consumir-se por amor é a nossa missão. O cenáculo interior é a casa do Senhor. A presença de Deus no coração do adorador o revigora e o faz feliz. Vale a pena amar como Jesus amou: ser eucaristia, ser amor!

Paracatu – MG, 23 de setembro de 2019 – Início da Primavera

+ Jorge Alves Bezerra, SSS – Bispo de Paracatu – MG

Mitra Diocesana

Praça Caldeira Brant, 147 Centro - Paracatu-MG

Contatos

(38) 3671-3463 Telefone e WhatsApp contato@dioceseparacatu.org.br

Funcionamento

Segunda a Sexta-feira 08h às 12h e 14h às 18h